Workshop contará com presença de secretários municipais, que devem assinar a “Carta do Litoral Paulista de Combate ao Lixo no Mar”

O Projeto Verão no Clima 2018-2019 realiza workshop sobre “Lixo no Mar” na quinta-feira (06), às 8 horas, no auditório do Sesc Bertioga. O evento é organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e o intuito é elaborar uma proposta conjunta de política de combate ao lixo no mar e áreas costeiras paulistas. ONGs e interessados no tema podem se inscrever gratuitamente no link bit.ly/workshoplixonomar.

Participarão do evento o secretário estadual de Meio Ambiente Eduardo, Trani, e todos os secretários municipais do litoral, apresentando iniciativas municipais sobre o tema. Na programação, também está prevista a apresentação da “Carta do Litoral Paulista de Combate ao Lixo no Mar”, cuja versão final será assinada no evento, com o compromisso de cooperar na elaboração das estratégias de construção dessa política.

Pela manhã, na abertura do evento, estão previstos balanço da campanha Verão no Clima em 2018 e as perspectivas para 2019, além de falas de autoridades. Após pausa para almoço, à tarde, acontecem as mesas redondas, debates e fóruns.

O evento anunciará também o convênio entre a USP e SMA para revisão do Plano Estadual de Resíduos Sólidos. À tarde está prevista mesa redonda “Rumo a uma Política Estadual de Combate ao Lixo Marinho: Estratégias e Desafios”, que reunirá exposições de profissionais do tema a nível internacional, nacional, estadual e municipal.

Em consonância com o Projeto Verão no Clima, haverá também a apresentação sobre a “Plataforma de Dados sobre Lixo nas Áreas Costeiras Paulistas”, proposta que pretende unificar uma metodologia de coleta e identificação do lixo marinho, já realizado por diversas iniciativas e ONGs em mutirões de limpeza, e que será testada durante os mutirões do Verão no Clima. O objetivo dessa Plataforma será concentrar e sistematizar informações sobre os tipos de lixo encontrados de forma a fomentar políticas públicas específicas.

Além disso, durante o evento será lançado o Portal de Educação Ambiental do Sistema Ambiental Paulista. Com informações sobre políticas públicas de meio ambiente e atividades de educação ambiental, o portal conta com uma área interativa, onde o workshop será transmitido ao vivo. Os internautas contribuirão com perguntas que poderão ser respondidas pelos palestrantes. Para acessar o portal, visite o site da Secretaria do Meio Ambiente: https://www.ambiente.sp.gov.br/.

Esta será a primeira atividade do Verão no Clima 2019. Em vista dos alarmantes níveis de poluição no mar e dos impactos gerados em sua biodiversidade, a secretaria de estado de Meio Ambiente e a CETESB, alinhadas às diretrizes do projeto Verão no Clima e das Unidades de Conservação Marinhas, dão início a uma construção colaborativa de subsídios para a formulação de política de combate ao lixo marinho no Estado de São Paulo. Esta iniciativa também conta com a participação conjunta de prefeituras, ONGs, Institutos de Pesquisa, setor privado, comunidades pesqueiras e agentes que atuam em movimentos de limpeza de resíduos no mar, de forma a reunir conhecimentos e experiências que contribuam no diagnóstico destes impactos e num plano de ação para todo o litoral paulista.

 

Confira a programação:

8h às 9h - Recepção / Credenciamento / Café de boas vindas

9h às 10h - Abertura: Verão no Clima: Balanço 2018 e Perspectivas 2019 (Maria de Lourdes Rocha Freire)

10h às 11h00 - Fala das Autoridades (autoridades presentes)

11h às 12h - Fala do Secretário Eduardo Trani/ Assinatura da Carta/ Assinatura de Convênio CPLA/USP 

12h às 13h - Almoço no local

13h - Mesa Redonda: Rumo a uma Política Estadual de Combate ao Lixo Marinho: Estratégias e Desafios

13h às 13h20 - Esforços Internacionais para o Combate ao Lixo no Mar (Cetesb/ Eng. Lady Meneses) 

13h20 às 13h40 - Esfera Nacional: Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (IOUSP/Prof. Alexander Turra)

13h40 às 14h - Esfera Estadual: Iniciativas do Estado de São Paulo - Instituto de Pesca do Estado de São Paulo / fundação Florestal (Luiz Miguel Casarini)

14h às 14h20 - Iniciativas Municipais – Fórum dos Secretários de Meio Ambiente do Litoral Paulista (Erick Willy Weissenberg Batista- Cananéia)

14h20 às 14h40 - Setor Privado: Fórum Setorial dos Plásticos - Plastivida (Miguel Bahiense)

14h40 às 15h - Plataforma de Dados sobre Lixo nas Áreas Costeiras Paulistas (APAM Centro/Maria de Carvalho)

15h às 16h - Debate com o público

16h- Encerramento / Café

  

Fonte: Tudo em Bertioga, dez/2018 (https://tudoembertioga.com.br)

Para acessar a notícia clique aqui