Instituto de Pesca
Conheça o Instituto

Instituto de Pesca recebe a visita de comitiva sul-africana
Fonte: Instituto de Pesca, Fev/2017 (http://www.pesca.sp.gov.br/destaque.php?id_destaque=1044)

Ações de cooperação técnica e qualificação de recursos humanos foram discutidas durante encontro

O Instituto de Pesca (IP), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu em 8 de fevereiro a visita de uma comitiva da África do Sul. Na oportunidade, o chefe do Departamento de Agricultura e Desenvolvimento Rural da província sul-africana de Free State, Peter Thabethe, o Cônsul Político da África do Sul em São Paulo, Dioka Mogano, e o Conselheiro para Agricultura Andile Hawes foram recebidos por pesquisadores e diretores do IP durante o encontro realizado na sede do Instituto, em São Paulo.

“Nós queremos iniciar uma relação de cooperação entre o Free State e o Estado de São Paulo. Dentre as áreas em que buscamos novos conhecimentos está a aquicultura. Por isso, o propósito do nosso encontro é para entender melhor como o Brasil trabalha a produção de tilápia, que é a principal espécie de peixe que cultivamos em nossa província”, explicou Peter Thabethe.

Durante o encontro, as pesquisadoras do IP Katharina Eichbaum Esteves e Cíntia Badaró Pedroso e os assistentes de direção Vander Bruno dos Santos e Cláudia Maris Mostério apresentaram as linhas de pesquisa e as ações de transferência do conhecimento exercidas pelo Instituto de Pesca.

“O programa de pós-graduação em Pesca e Aquicultura do IP gerou muito interesse durante o encontro. Percebemos que há uma disposição grande da parte deles em qualificar seus recursos humanos. Por isso, explicamos como funciona o processo seletivo para ingresso na pós-graduação do IP e abrimos a possibilidade de em futuro próximo oferecer também cursos livres para estudantes sul-africanos”, contou Vander Bruno dos Santos.

Diante do interesse da comitiva, os representantes do Instituto de Pesca sugeriram enviar propostas de cursos que podem ser oferecidos, principalmente nas áreas de sanidade e manejo do pescado.

“O sr. Thabethe acenou com a possibilidade de enviar ainda este ano um grupo de alunos sul-africanos ao Brasil para, primeiramente, estudar português. Essa seria a primeira etapa para viabilizarmos essa parceria entre os dois países”, explicou a assistente de direção Claudia Maris Mostério.

O Secretário Arnaldo Jardim, que comanda a Pasta de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, enalteceu a iniciativa.

“Nossos institutos de pesquisa têm um corpo técnico altamente qualificado e que pode contribuir para o crescimento não apenas do Brasil, mas também de outros países em desenvolvimento, como é o caso da África do Sul. Por isso, essa cooperação é extremamente importante e vai ao encontro dos nossos objetivos de transferência de conhecimento e tecnologias, como preconiza o Governador Geraldo Alckmin”, avaliou o Secretário.

- Por Leonardo Chagas
- Revisão Márcia Cipólli

Mais informações:
Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Instituto de Pesca
cecomip@pesca.sp.gov.br

Publicado em 15/02/2017

Os artigos clipados da mídia não refletem, necessariamente, a opinião do Instituto de Pesca. Apenas os artigos assinados pelo Instituto refletem a sua posição.

INSTITUTO DE PESCA
Atendimento a usuários